Fundamentos da Agricultura Homa - Manejo
Independente do tamanho da propriedade, a Agricultura Homa pode ser praticada com sucesso. A escolha do sistema agrícola deve levar em consideração o manejo ecológico, orgânico e a autonomia gradual do produtor.
Seja uma plantação comercial ou para consumo familiar, o que se tem em mente é a preservação do meio ambiente e melhoria das condições originais do solo, da água e do ar, promovendo a biodiversidade vegetal e animal. Inclusive, pode ser praticada em ambiente urbano!
Horta Caseira Homa
A saúde ao alcance da mão!
Aprenda a montar uma Horta Caseira em vasos utilizando a Supertecnologia Homa!
Baixe o E-book!
O que é o Manejo Homa?
Quando falamos em Agricultura Orgânica ou Ecológica, precisamos levar em conta que o segredo de tudo é nos aproximarmos cada vez mais dos ritmos da natureza. A Agricultura Homa propicia uma maior compreensão desses ritmos naturais mesmo para quem vive num apartamento em meio a uma grande cidade. Isso porque a ferramenta fundamental da Terapia Homa, o Agnihotra, cumpre exatamente esse objetivo. De maneira sutil, porém profunda, vamos desenvolvendo em nós um sentido de maior intimidade e responsabilidade com os processos ecológicos. Aqui vamos ajudá-lo a dar os primeiros passos visando compreender os manejos fundamentais para um bom resultado. Se você já é um agricultor experiente, gostará de ver que qualquer sistema orgânico, biodinâmico, permacultural, sintrópico pode ser adotado em conjunto com a Agricultura Homa, observando principalmente o seguinte:
-
Como manejo, entendemos planificar e cuidar responsavelmente do solo, dos recursos hídricos e todo o entorno vivo;
-
Fazer rotação de culturas, o que exige boa planificação e atenção;
-
Considerar a atmosfera como participante do processo de cultivo;
-
Praticar Agnihotra regularmente;
-
Praticar os fogos Homa complementares;
-
Respeitar os ciclos naturais das estações, ciclos lunares e geo-climáticos (de olho no calendário astronômico agrícola!);
-
Promover a bio-diversidade;
-
Cuidar da preservação das sementes (criar banco de sementes), intercambiar sementes;
-
Procurar integrar sistemas de agrofloresta;
-
Preservar nascentes e mananciais;
-
Prevenir a erosão, compactação, salinização e qualquer forma de degradação do solo;
-
Adotar manejo ecológico de pragas e doenças;
-
Utilizar as cinzas de Agnihotra em todos os processos, desde a preparação do solo, rega, adubação, plantio, prevenção e cura de pragas e doenças;
-
Mesmo em meio urbano, cultivando em pequenos jardins ou em vasos estes conceitos devem ser levados em conta.
Compreendendo o Manejo do Solo
O solo numa atmosfera de Yajnya mantém a umidade como nenhum outro. Isto ocorre devido à manteiga clarificada (ghee) e à retroalimentação de Yajnya na atmosfera. Quando vem a chuva nutricional, os nutrientes e a umidade são mantidos como uma unidade no solo. Isso proporciona uma melhor qualidade na vegetação.
Os microelementos do solo estão mudando drasticamente devido à poluição e ao uso indiscriminado de agrotóxicos. Eles são importantes para o crescimento e amadurecimento da planta. A Agricultura de Terapia HOMA é uma excelente solução para esse problema que está impactando todo o planeta.
Um fato importante é que com a prática da Agricultura HOMA todas as fases da natureza funcionam em harmonia.
Por exemplo, sabemos que as minhocas são muito importantes para a agricultura. Numa atmosfera de Yajnya elas são capazes de gerar mais húmus. Elas se sentem mais felizes, promovendo um aumento das secreções hormonais dos seus órgãos reprodutores. Isso ajuda na multiplicação da espécie, que em retorno deixa o solo mais rico. O benefício promovido no solo consequentemente vai beneficiar as plantas que vivem nele.
A prática de Agnihotra e o uso da cinza de Agnihotra no solo ajudam a estabilizar a quantidade de nitrogênio e potássio nele presentes.
Outro fator muito importante na agricultura é a ventilação do solo. O uso das cinzas Homa na sua superfície antes de lavrar ou cultivar ajudará muito à nutrição da planta, o que a torna feliz.
É importante deixar as plantas felizes, já que é dessa maneira que elas começam a nos dar o efeito feedback de Amor. Quanto mais amor você põe na lavoura ou horta, quanto mais HOMA for realizado, especialmente Agnihotra, mais vibrações de Amor existirão na área e mais felizes as pessoas serão. Além disso, mais abundantes e saborosas serão as colheitas.
Na Agricultura Homa o solo e a atmosfera estão numa unidade.
Essa unidade é que promove a regulação do ciclo de chuvas nutricionais. A prática de Yajnya é o elo motriz nesse ciclo fundamental da vida.
Agnihotra e os Fogos Homa complemantares na Prática Agrícola
Agnihotra é a base da Agricultura HOMA.
Se for possível, devem ser feitas quatro horas de OM TRIAMBAKAM HOMA diariamente na horta ou nas suas imediações. Este fogo intensifica o ciclo de energia curativa estabelecido pelos fogos Agnihotra diários, gerando mais nutrição para a atmosfera.
Se desejar, uma cabana rústica ou gazebo podem ser construídos para esse fim, utilizando materiais ecológicos. Desse modo é possível abrigar-se das intempéries climáticas, como a chuva, frio, vento, sol forte.
Para gerar um efeito ainda mais poderoso de sintonia com os ritmos fundamentais da natureza, podem ser feitos ciclos de Yajnya nas fases da lua cheia e da lua nova. Os dias corretos podem ser obtidos em calendários, almanaques ou nos boletins das estações meteorológicas. No dia indicado se recomenda fazer 24 horas de Triambakam Homa, com algumas pessoas se revezando em turnos.