top of page

Mensagens de Shree Vasant

 

São mensagens e conselhos preciosos que Shree Vasant entregava a seus discípulos de forma espontânea, didática, amorosa e profunda. Muitas vezes eram respostas a uma dúvida ou questionamento de alguém em particular, apresentada de modo presencial ou via carta. Porém na maioria das vezes se encaixavam perfeitamente na solução de uma dúvida ou questionamento que vários estavam vivendo, em diferentes partes do planeta. São atemporais, podendo ser consideradas jóias do mais alto valor!

Sugestão para ler as Mensagens

 

Abrindo as portas de um tesouro...​

 

Procure respirar fundo antes de ler, fechar os olhos um instante e esvaziar a mente. Então absorva as palavras como verdadeiro alimento para o coração e para a alma.

Assim poderá receber melhor nutrição à mente, com maior compreensão de determinada situação que possa estar enfrentando ou ver surgir um insight, uma inspiração para algo novo. 

 

SORRIA

Conserve seu bom humor. A capacidade de sorrir e fazer sorrir aos demais é uma especialidade. Seu sorriso é contagioso. Sorria mais. Os outros começarão a rir de si mesmos. Dê-se conta de seus dons e utilize-os. Você é maravilhoso, só que não o vê.

Shree Vasant

Da Correspondência de Vasant

May 15, 1986

Satsang, Vol.14, n.1

Vida em família

O problema familiar deve ser tratado sem nenhuma expectativa. Temos que aprender com determinadas situações apenas por meio da elevação, isto é, pelo treinamento e transformação da mente. Quando você se encontra numa densa floresta e não consegue encontrar a saída, você tem duas chances: começar a cortar cada árvore para fazer uma saída ou subir numa delas para ter uma melhor perspectiva.

Não espere que nenhum membro da sua família seja persuadido pelos seus pontos de vista, por mais sábios ou tolos que sejam. Você tem que aprender a ser um exemplo e somente assim pode ter o verdadeiro respeito dos outros familiares. Você não tem o direito de exigir respeito deles.

Você deve fazer todo esforço para ter sua moradia independente.  Porém, não se altere se isso demorar. Se disser que estará feliz se e somente se conseguir o próprio apartamento, isso pode não ser muito sábio.  Você precisa aprender a estar feliz onde quer que esteja agora. Você deve dizer a si mesmo “Vou tentar, porém, que seja feita a Vossa Vontade”. Se você treinar sua mente para estar feliz onde você está as chances serão de você estar feliz até o momento de ter o apartamento. Isto é absolutamente certo.

Oct 02, 1986

Satsang Vol. 14, n.10

Autoconhecimento e liberação

Se alguém praticar Swadhyaya (auto-estudo) com toda pureza de intenção se tornará um com o Ser Supremo. Então o que será revelado nesse estágio será como uma limpeza da alma. Swadhyaya é o quinto aspecto do Caminho Quíntuplo. Isso deve ser levado em alta consiteração, pois para se conhecer realmente, é necessário a pessoa desejar experimentar todos os aspectos de si. Alguns deles são dolorosos; outros são difíceis de encarar, mas o objetivo último é ser um com o Mestre. Enquanto a personalidade não for limpa e purificada a pessoa não poderá atingir o  estágio de “Eu e meu Pai somos Um”. Então, tomar conhecimento das próprias dificuldades deve ser um momento de grande alívio. Através de um esforço honesto para superar tais cargas como raiva, luxúria, inveja, ira e sentimentos semelhantes, ela avança espiritualmente e pela Graça a limpeza é feita rapidamente agora. Agnihotra dá um impulso a todo o processo. Então a pessoa aprende a estar ciente de suas capacidades e talentos que a ajudarão a direcionar sua vida. É através da autolimpeza dos desejos e imperfeições do caráter que se  atinge o estágio  onde se pode verdadeiramente estar a serviço do Pai Altíssimo.

Aug 18, 1988

Satsang, Vol. 16, n. 4-7

Aos voluntários da Terapia Homa

Somente quando você se torna disposto,  pode ser então utilizado como um instrumento. Quanto mais você se entrega, quanto mais houver total entrega, mais trabalho você fará. Então, cada momento se torna um serviço. Você atinge um ponto onde não pensa mais. É tempo de servir agora. Cada pensamento seu, cada ato, se transformam numa extensão d’Ele. Que seja feita a Vossa Vontade. IDAM NA MAMA. Então tudo é alegria, tudo alegria.

Todos vocês têm lá suas diferenças. Estejam juntos em unidade, como irmãos e irmãs que todos são. Porque encontrar faltas nos outros? Shree Gajanan os escolheu como instrumentos para fazer o trabalho no planeta. Por que deixar que diferenças irrelevantes causem rupturas entre vocês? Não deve haver julgamentos passando de um para o outro. Deixe estar, para o Divino, que é considerado digno e apto para o serviço. Não vamos pensar que temos nem o direito nem o poder de tomar certas determinações.

Agora muitas pessoas que formalmente praticaram Agnihotra e que deixaram de praticar voltarão. À medida que o mundo se torna mais difícil, elas compreenderão. Nós as acolheremos com compaixão. Não precisamos julgar os erros dos outros, nem suas decisões. Tente não encontrar faltas nos outros e você estará livre de culpa e da perturbação mental decorrente disso.

Quando você mostra Agnihotra para alguém, se eles vão praticá-lo regularmente ou de vez em quando, não é da sua conta. Tudo o que você tem a fazer é plantar a semente. O que vem a seguir não é o seu trabalho. Você pode encorajar a prática regular do fogo, contando os benefícios que recebeu, mas além disso, você não pode fazer muito.

Please reload

Mensagens Inspiradoras I

Mensagens Inspiradoras II

bottom of page