Pancha Sadhana Marga
Caminho Quíntuplo
Muitas ciências são dadas através dos Vedas. O Caminho Quíntuplo de Satya Dharma é dado através do conhecimento védico para a transformação do homem pela “renovação da mente”. Pratique YAJNYA, DAAN, TAPA, KARMA e SWADHYAYA. Esta é a essência dos Vedas. É um manual para a vida feliz AQUI E AGORA!
Yajnya
Pratique Agnihotra para a purificação da mente
AGNIHOTRA é a menor forma de Yajnya, correspondendo a um ritmo circadiano do nascer/pôr-do-sol. Há uma grande mudança na atmosfera exatamente nesse horário, que dura por um curto espaço de tempo. Se nós prepararmos um fogo na pirâmide de cobre e realizarmos o processo de Agnihotra, mudanças benéficas ocorrerão na atmosfera que afetarão positivamente o funcionamento do PRANA e por consequência a mente. Se perdermos a hora, não se obtém o efeito medicinal.
Daan
Compartilhar seus bens num espírito de humildade para reduzir o apego às posses materiais
Daan em sânscrito significa dar num espírito de humildade, sem esperar nada em troca. Todos devem dar e portanto todos devem receber, também num espírito de humildade. Isso promove o desapego e portanto reduz muita carga mental. Compartilhar, no sentido de Daan traz prosperidade.
Tapa
Autodisciplina para frutificação de suas afirmações
Auteridade, autodisciplina é fundamental para quem quer ter sucesso em qualquer campo da atuação humana, seja profissional, seja espiritual.
Karma
Boas ações sem apego aos seus frutos para a autopurificação
Karma em sânscrito significa ação. De acordo com a terceira lei de Newton, para cada ação corresponde uma ação de igual intensidade, em sentido contrário. Uma ação pode ser boa ou má, gerando reações boas ou más respectivamente. Isso gera um círculo vicioso de ação e reação. Vencer o Karma é sair desse círculo vicioso de alegria e dor. Para isso, a saída é fazer a cada instante a ação correta, o que DEVE ser feito naquele momento, naquela circunstância, sem apego ao fruto dessa ação. Cumprir a tarefa designada para nossa vida tem essa natureza. É livre de Karma. A isso se chama Vikarma.
Swadhyaya
Auto-estudo: Quem sou eu? Qual é minha tarefa designada para esta vida? Isso conduz à Liberação
Enquanto eu pensar em termos de “Eu” e “Você” há a dualidade. Quando “Você” desaparece o “Eu” permanece, o qual é um com a Criação, o qual é Amor total, o qual é “Eu sou o que Eu sou”. Então, a trindade do conhecedor, do conhecimento e do conhecido é desfeita e você vê uma unidade, uma coisa só e você se torna isso. Essa é a “Paz que ultrapassa a compreensão”. Essa é a Perfeição em forma humana.