Os Vedas
A palavra VEDA vem do verbo sânscrito VID, que literalmente significa saber, conhecimento, ciência. O conhecimento original da humanidade foi revelado em tempos ancestrias no idioma sânscrito aos Sábios Videntes, ou Rishis, que viviam em profunda meditação, geralmente em altas montanhas. Abrangia todos os campos da ciência e da atuação humana. Foram transmitidos na forma de versos, ou shlokas. Os mantras usados na Terapia Homa provêm dessa fonte de conhecimento.
Sânscrito e Mantras
O idioma sânscrito é considerado uma língua mãe. Isso significa que todas as línguas do planeta possuem palavras provenientes do sânscrito, porém o sânscrito não possui nenhuma palavra proveniente de nenhum outro idioma. Nunca foi uma língua de comunicação interpessoal e sua estruturação perfeita permitiu resistir de maneira intacta atravessando gerações e gerações ao longo de eras, sem sofrer deturpações. Nenhuma outra língua tem essa característica. Os mantras védicos, dados em sânscrito, são recitados por milênios da mesma maneira, sem se corromperem, graças à estruturação singular perfeita do sânscrito.
Os mantras funcionam como uma codificação sonora cuja vibração está carregada de energia. Portanto, os sons dos mantras e sua frequência vibracional são mais importantes que seu significado gramatical ou léxico. Sendo assim, a correta pronúncia dos mantras é fundamental. O conhecimento védico original era puro som, transmitido de lábios a ouvidos. A escrita sânscrita é dada em época tardia, com o objetivo de registrar de forma escrita os Vedas. São utilizados os símbolos Devanagari.
Mas, para ajudar na pronúncia de quem não conhece os símbolos Devanagari, foram desenvolvidos sistemas de transliteração, utilizando símbolos da grafia ocidental. De uma ou de outra maneira, é necessário estudar e se aprofundar com o objetivo de obter os melhores benefícios dos mantras.
Ciências Védicas
O conhecimento original revelado aos Rishis da antiguidade foi mantido vivo ao longo de gerações, num todo integrado. Era transmitido de lábios a ouvidos, de mestre a discípulo, de forma completamente oral, antes de se sentir a necessidade de registrá-lo de forma escrita, para não correr o risco de se perder. Assim, para que pudesse ter uma estruturação mais didática e organizada, foi compilado na forma de quatro livros, conhecidos como Quatro Vedas. São eles:
-
Rgveda
-
Yajurveda
-
Samaveda
-
Atharvaveda
Vinculadas aos quatro Vedas, estão as diversas Ciências Védicas. Algumas delas são:
-
Yajnya (Revitalização Atmosférica)
-
Ayurveda (Saúde)
-
Krushi (Agricultura)
-
Jyotish (Relações Astronômicas)
-
Yoga
-
Dhyana (Meditação)
-
Vastu (Arquitetura)
Em conjunto, as Ciências Védicas são chamadas Upavedas. Elas têm um caráter transversal. A Terapia Homa abrange um conjunto de Ciências Védicas, configuranso-se em uma SUPERTECNOLOGIA VÉDICA.
Shruti e os Sábios Videntes
O Conhecimento Védico foi revelado aos Rishis numa modalidade de transmissão de conhecimento que é referida como Shruti (aquilo que foi ouvido). isso significa que não houve interferência intelectual, não foi uma construção imaginativa, uma mera especulação mental ou criação poética.
Os Rishis eram cientistas da mais alta graduação possível, pois encarnavam em si o Conhecimento, eles literalmente viviam o Conhecimento. Não havia diferença entre eles e o Conhecimento que transmitiam a seus discípulos. Eles eram a encarnação da Verdade. Ciência é a busca da Verdade. O Conhecimento Védico, no fundo é o conhecimento da Verdade.
Por meio de sucessão discipular, os Vedas foram transmitidos até os dias de hoje, em sua integridade. Os mantras foram preservados na sua forma original por eras e mesmo que em algum momento da história pudessem estar eclipsados, em certos lugares do planeta seres especiais os estão resguardando dia após dia.
De tempos em tempos, quando a humanidade está passando por uma crise muito grande de valores e a Ciência deixa de se caracterizar por ser a busca da Verdade, a Tradição Guru promove uma reativação do conhecimento védico. Seres especiais se manifestam como mensageiros, utilizando a linguagem adequada ao lugar e ao tempo de sua manifestação.
Shree Gajanan Maharaj de Akkalkot ressuscitou os Vedas cumprindo com o propósito de recuperar o planeta da devastação causada pela poluição.
A Terapia Homa e o Caminho Quíntuplo são a essência do Estilo de Vida Védico para os dias atuais.