Psicologia Homa
Prana e Mente estão intimamente ligados. Homa melhora o Prana e portanto a mente. As ciências védicas não concebem uma cura física sem vincular a um processo de autoconhecimento e à consequente realização espiritual do indivíduo. Não há necessariamente um ramo da psicologia Védica, porém um psicólogo ocidental se beneficiará muito em seu trabalho como terapeuta ao conhecer e adotar as práticas da Ciência da Vida – “Ayur-Veda” – e a grande ajuda material proporcionada pela Terapia Homa, com suas múltiplas ferramentas e disciplinas.
Saúde, Mente e Emoções
As Ciências Védicas indicam que chegar ao estado de perfeita saúde nos conduz à vivência da não-separatividade, ou unificação. É estar em Swasthya (swa – stha), cujo significado literal é “aquele cuja mente está firmemente estabelecida no próprio ser”. Para atingir esse estado saudável é fundamental a purificação mental. Mente e Prana estão intimamente ligados. A Terapia Homa visa a purificação da atmosfera e a remoção das condições tóxicas do ambiente, restaurando o Prana. Desse modo, há muito mais possibilidade do indivíduo atingir uma maior estabilidade emocional, reduzindo as flutuações de humor que conduzem ao desequilíbrio da saúde.
Terapia Homa, Ayurveda e Psicologia
A Psicologia ocidental tem muito a ganhar com o Ayurveda e a Terapia Homa.
Ambos tratam a vida como um todo, na globalidade dos seus aspectos e relações, de forma dinâmica.
Muito se perdeu de ambos conhecimentos, porém tudo isso está sendo resgatado agora para o benefício de toda a humanidade.
A Terapia Homa promove a redução da atuação dos agentes poluentes na atmosfera. Com um ambiente mais puro, a mente funciona melhor. Mente e Prana são como as duas faces da mesma moeda.
O Ayurveda considera que o objetivo de qualquer tratamento é conduzir a pessoa de um estado de consciência condicionada para um estado de consciência não-condicionada. Assim, num tratamento ayurvédico está implícito o aspecto psicológico. Não é algo que seja considerado em separado.
Aliás, o descondicionamento da consciência é imprescindível para a superação dos problemas psicológicos, que afloram na forma de lembranças, apegos e conceitos. Isso cria sulcos na mente, dos quais é muito difícil sair na maioria das vezes.
A Terapia Homa consegue atuar no campo mental, diminuindo esses sulcos, com a redução dos apegos e conceitos cristalizados de maneira muito sutil. O Prana flui mais efetivamente no organismo, aumentando a energia vital.
O Caminho Quíntuplo
Um verdadeiro manual védico para a vida feliz aqui e agora
Todos queremos ser felizes. Se perguntarmos a qualquer pessoa, ninguém vai responder que deseja ser triste e sofrer. Porém, a depressão vem tomando conta do planeta, junto com a poluição.
O Caminho Quíntuplo (Pañca Sādhana Marga) permite abranger todos os aspectos da vida humana de maneira otimizada. São atitudes práticas, que ajudam a vencer a passividade perante as dificuldades do dia-a-dia e conduzem ao auto-conhecimento e à plenitude do ser. Observe que o primeiro aspecto é exatamente a prática dos fogos Homa (Yajnya).
O Caminho quíntuplo dos Vedas se resume da seguinte maneira:
-
Pratique Yajnya – atitude sagrada de entrega, para a purificação da atmosfera e da mente. Agnihotra (Fogo Medicinal) é considerado o Yajnya básico.
-
Pratique Daan – compartilhar os bens materiais num espírito de humildade, para treinar o desapego.
-
Pratique Tapa – autodisciplina, para treinar o corpo e a mente a reagirem sempre positivamente frente aos desafios da vida.
-
Pratique Karma – ação correta, para a autopurificação.
-
Pratique Swadhyaya – autoestudo, para a liberação.