5 ensinamentos preciosos para transformá-lo em uma pessoa plenamente realizada aqui e agora
O mundo contemporâneo apresenta desafios que podem nos afastar gradativamente do nosso ser verdadeiro, da nossa verdadeira essência. Isso conduz a problemas cíclicos de ordem pessoal e social que podem culminar num colapso, como o stress, a depressão, os vícios, a competitividade doentia, entre outros. Não existe uma fórmula mágica para sair desse círculo vicioso. Porém, o milenar conhecimento védico nos apresenta um verdadeiro tesouro na forma de cinco aspectos que podem nos aproximar cada vez mais da felicidade e realização pessoal: o Pañca Sādhana Marga ou simplesmente Caminho Quíntuplo.
Trata-se de cinco proposições que em conjunto configuram a essência dos ensinamentos de todas as escrituras, de todas as filosofias para toda a humanidade, em todos os tempos. O Caminho quíntuplo dos Vedas se resume da seguinte maneira:
Pratique Yajnya – atitude sagrada de entrega, para a purificação da atmosfera e da mente. Agnihotra (Fogo Medicinal) é considerado o Yajnya básico.
Pratique Daan – compartilhar os bens materiais num espírito de humildade, para treinar o desapego.
Pratique Tapa – autodisciplina, para treinar o corpo e a mente a reagirem sempre positivamente frente aos desafios da vida.
Pratique Karma – ação correta, para a autopurificação.
Pratique Swadhyaya – autoestudo, para a liberação.
Estes cinco aspectos não têm uma ordem hierárquica. Isso significa que um não vem depois do outro, não há uma sequência pré-definida na sua prática.
É como uma orquestra, onde vários instrumentos são executados simultaneamente, nem sempre na mesma melodia ou andamento, mas que no final temos uma melodia resultante harmônica e reconhecível pelo nosso ouvido como uma unidade. Na verdade, conjugados eles se configuram num estilo de vida que conduz à autonomia, à plenitude de uma vida autêntica, independente de raça, cor, religião, situação econômica ou social.
A meta final de todo ser humano é o autoconhecimento e sua liberação dos ciclos de prazer e dor, felicidade e sofrimento, nascimento e morte. A auto realização é obtida quando já não há mais desejos a serem satisfeitos e toda ação praticada é livre de ataduras.
Karma significa ação, em sânscrito. De acordo com a terceira lei de Newton, para cada ação corresponde uma reação igual em sentido contrário. Se realizamos más ações, colhemos os frutos dessas más ações. Do mesmo modo, se realizamos sempre boas ações, colhemos os frutos dessas boas ações. Porém, se realizamos a ação correta, ela não é nem boa nem má. É o que tem que ser feito. Isso não gera ataduras. Por isso, realizar sempre a ação correta sem se apegar ao fruto dessa ação nos ajuda a dar o salto quântico que nos libera da roda do Karma, da lei de ação e reação. Saber qual é a ação correta em cada momento é Swadhyaya.
Profundamente vinculado à nossa liberação está a atitude de generosidade para com tudo e todos. Dar sempre sem esperar reconhecimento, sem esperar retribuição. Tratar os bens materiais não como posses pessoais, mas como coisas que nos foram confiadas momentaneamente. O desapego dos bens materiais promove o fluxo da prosperidade. Conhecer tudo isso é Swadhyaya.
Swadhyaya nos permite conhecer nosso Dharma, o caminho da nossa realização individual. Isso requer um grande esforço pessoal. Tapa aumenta nossa força de vontade, nosso discernimento entre o certo e o errado, entre o que é bom e o que não é bom para nós. A autodisciplina é indispensável para trilhar o caminho que nos foi designado nessa vida com determinação e confiança, obtendo o melhor resultado de cada atitude.
Agnihotra é um fogo medicinal vinculado a certas disciplinas específicas. Permite aumentar nossa força de vontade e compreensão perante os desafios que nos são apresentados ao trilhar nosso caminho de vida. Agnihotra é a menor forma de Yajnya. Agnihotra limpa a atmosfera e o Prana. Prana e mente estão intimamente conectados. Uma mente limpa permite chegar mais facilmente ao autoconhecimento e à liberação.
Portanto, Yajnya, Daan, Tapa, Karma e Swadhya todo dia. Este é o Caminho Quíntuplo dos Vedas: o mais simples manual para a vida feliz AQUI E AGORA!