top of page

Ecovilas Homa: Um novo estilo de vida

O termo “Ecovila” está cada dia mais difundido em todo o mundo.

Primeiramente, vamos tecer algumas considerações conceituais que nos permitam entender mais claramente o que é uma ecovila e o que se propõe com uma Ecovila Homa.

A origem do conceito de ecovila está fundamentalmente vinculada ao conceito de sustentabilidade. Desse modo, seja no meio rural, seja no meio urbano, uma ecovila se caracteriza por ser uma comunidade sustentável.

Outro conceito associado é o de comunidade intencional, ou seja, caracteriza-se pela adesão voluntária de seus participantes. Nesse aspecto é importante ressaltar que uma ecovila defende determinados princípios e que, em suas linhas de ação expressa claramente seu posicionamento como promotora de transformações e formação de opinião. Em outras palavras, cada participante de uma ecovila é potencialmente um multiplicador desses princípios, ao incorporá-los em si por meio do seu comprometimento honesto. Além disso também, podem ser criadas redes de ecovilas, formando uma rede de intercâmbio do conhecimento gerado no seio de cada uma e expandindo para outras comunidades de forma colaborativa.

Nesse aspecto, é necessário ressaltar que as atuais ecovilas transformam-se em polos desenvolvedores de tecnologias sociais substanciais, que podem ser replicadas em outras localidades com alguma adaptação caso seja necessário. Tal fato fortalece a cultura do desenvolvimento colaborativo do conhecimento. Isso abrange as diversas áreas da necesidade humana: captação, geração e uso de energia renovável e água; produção e consumo consciente de alimentos; construção de moradias e urbanismo; manutenção da saúde e prevenção de doenças (incluindo o estudo de sistemas ancestrais de terapia e medicina); educação de crianças, jovens e adultos (educação permanente); formas de expressão (arte e lazer); economia dentro de propostas inovadoras; circularidade na tomada de decisões.

Compreendidos estes aspectos, a proposta de uma “Ecovila Homa” é a solução mais coerente com todos esses princípios acima enunciados. Nas palavras de Shree Vasant:

“O mundo se formará de pequenas comunidades. Elas devem ser autosuficientes. Uma certa parte dos Vedas será designada a cada uma das comunidades. Dessa maneira, juntos poderemos compartilhar e utilizar este conhecimento antigo na cultura que vive o SATYA SANATAN DHARMA, a religião verdadeira e eterna”.

Vamos pensar nisso, conversar com nossos amigos, difundir essa idéia!

Featured Posts
Recent Posts
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic
bottom of page